A rotina de atividades físicas para idosos é muito importante para manter a mente ativa, o corpo fortalecido e ajudar a retardar o envelhecimento. Nessa fase, como em qualquer outra, se exercitar auxilia também na melhoria da saúde física, além de preservar a autonomia do idoso.
Ou seja, são muitos os benefícios que englobam as atividades físicas para idosos. Quer entender melhor sobre a importância de praticar atividades nessa fase e quais são os melhores exercícios? Continue a leitura a seguir.
Quais são as atividades físicas para idosos mais recomendadas
É fundamental incentivar os idosos a praticarem exercícios físicos, já que, além de melhorar a saúde, as atividades evitam o desenvolvimento de doenças. Entretanto, é imprescindível buscar ajuda profissional para definir qual será o tipo de exercício.
Afinal, as atividades físicas para idosos, por exemplo, devem ser de menor impacto, para evitar lesões. Elas devem ser voltadas para o desenvolvimento da flexibilidade, força muscular e equilíbrio.
Os exercícios podem ser feitos no solo ou na água, em espaços fechados ou ao ar livre. O mais importante é praticar! Confira algumas das atividades adequadas para a terceira idade:
Vale destacar que qualquer atividade física deve atender às condições de saúde do idoso. Portanto, além de ter um acompanhamento de um profissional, é necessário buscar atendimento médico para a realização de exames de rotina.