Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 26-08-2024
  • Por que meu familiar idoso está diferente após uma internação hospitalar

    Um idoso quando internado, além de estar mais suscetível a uma infecção, pode acelerar a perda de capacidade funcional, por esses e outros motivos, a ANS recomenda que a internação de uma pessoa idosa ocorra apenas num momento agudo de alguma enfermidade e pelo menor tempo possível.

    Por ser um ambiente que gera insegurança na saúde física e mental do idoso, a reincidência da internação, pode levar a um quadro depressivo e a transtornos cognitivos,

    O simples fato de estar em uma cama já o coloca num processo de perda óssea e muscular. Outro ponto é que, ficar num ambiente hospitalar sem contato com o mundo externo, sem falar com amigos e família já faz com que o idoso vá perdendo a noção de tempo, espaço e sobre o que está ocorrendo com si próprio. Não entendem onde e por que estão.

    É muito importante que os familiares, ao notarem que o paciente está anormalmente confuso, informem à equipe para que eles não suponham que aquela é uma situação permanente no idoso internado. Dessa forma é possível mudar uma medicação que esteja comprometendo a capacidade do idoso e também ver com a equipe se é possível estimular o idoso a movimentar-se e sair um pouco da cama, ver uma janela que mostre se é dia ou noite.

    Outro fator que impacta no comportamento do idosos pós internação é a rotina invasiva dos procedimentos médicos, com medicamentos via oral, injetáveis e as manobras que ocorrem durante noite e dia, causa um certo trauma e deixa-os inseguros, mesmo após a volta pra casa.

    Para qualquer idade é difícil ficar hospitalizado, o sono é comprometido pelo barulho dos equipamentos, luzes, movimento de equipes, mas para o idoso é muito mais danoso e pode gerar confusão mental

    Portanto, se você está percebendo alguma mudança no seu familiar idoso após um processo de internação, procure ajuda de um geriatra, que fará uma avaliação para medir o nível do declínio físico e mental e recomendará qual o melhor caminho para a reabilitação.

    E o mais importante, demonstre o quanto se importa e estabeleça um ambiente acolhedor, com atividades direcionadas, para que o idoso retome sua condição física e mental.

    Na Primaveras temos equipe especializada em reabilitação pós internação, cuidaremos do seu familiar com a competência necessária e muito todo afeto.


    Posts recentes