A ideia de incluir um familiar idoso em casas de repouso ainda assusta muitas pessoas, devido à associação com o abandono. Mas, esse pensamento antigo deve ser deixado de lado.
As casas de repouso oferecem todo suporte nos cuidados gerais e clínicos dos idosos, de maneira que o espaço possa ser reconhecido como um lugar de paz e muito conforto, garantindo a segurança e qualidade de vida de seus residentes.
Embora as casas de repouso oferecem benefícios ao idoso e à família, é necessário pesquisar e avaliar fatores que podem se tornar decisórios no momento da escolha por uma casa de repouso.
Neste artigo, iremos listar os principais benefícios das casas de repouso. Acompanhe!
Com a chegada da terceira, a capacidade de locomoção e movimento diminui com o passar do tempo. Ao entrar em uma casa de repouso, os idosos possuem assistência de cuidadores, nas mais diversas atividades de sua rotina.
Os cuidadores são profissionais capacitados e treinados para auxiliar os idosos em atividades simples do dia a dia que acabam se tornando um desafio, como por exemplo: se locomover até o banheiro, tomar banho e alimentar-se.
Uma residência comum pode apresentar riscos ocultos à um idoso, pelo fato de as chances em ocasionar acidentes domésticos sejam maiores do que em casas de repouso que mantém monitoramento e auxílio de um cuidador em tempo integral.
Tropeçar em um degrau, escorregar em um piso liso, deixar portas abertas, bater a perna em alguma quina ou até mesmo esquecer o gás ligado, são os principais acidentes resultantes das armadilhas de residências comuns.
As casas de repouso oferecem total conforto e segurança para seus residentes por meio de pisos antiderrapantes, barras, rampas e outros itens de segurança que diminuem as ocorrências de quedas. Caso o familiar idoso apresente qualquer alteração de saúde, o atendimento será seguro e imediato através da atuação de um profissional capacitado.
As refeições são balanceadas e, costumam ser preparadas e servidas pela própria casa de repouso em horários definidos de modo que o familiar idoso se habitue na rotina que contribui para a saúde e bem-estar.
Nessa fase da vida, o convívio social não é igual como foi um dia, ainda mais se o idoso morar sozinho. Em alguns casos, o isolamento favorece o surgimento de sentimentos negativos como solidão, tristeza ou baixa-estima.
O ambiente de uma casa de repouso é dinâmico de maneira que promova o convívio social entre os residentes, funcionários, familiares e outros visitantes, como os voluntários.
A convivência é a principal forma de garantir bem-estar e satisfação do familiar idoso, mantendo a mente sadia.
A administração dos medicamentos dos residentes é de inteira responsabilidade da casa de repouso, tendo de cumprir com o horário e quantidade correta, segundo indicação médica.
Como forma de incentivo ao fortalecimento dos músculos do corpo e estímulo da mente, as casas de repouso oferecem a prática de atividades diárias que contribuem para a saúde física e cognitiva de seus residentes.
Dentre as atividades diárias, podemos destacar: ateliês, grupos de leitura, caminhada, exercícios laborais e até mesmo jogos de xadrez.
A preocupação em dar conta de lavar a louça, varrer, lavar a roupa e arrumar uma casa, deve ser esquecida, pois as casas de repouso possuem funcionários responsáveis pela manutenção e limpeza da casa, quanto aos cuidados com as roupas e cômodos dos residentes.
Após analisar todos esses benefícios que uma casa de repouso pode oferecer, entende-se que o principal objetivo das casas de repouso é transferir o sentimento de pertencimento ao familiar idoso e transformar o ambiente como um verdadeiro lar, com conforto e segurança.