Por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritos, o Dia dos Homens, no Brasil, é comemorado em 15 de julho, com o objetivo de conscientizar o público masculino sobre os cuidados que devem ter com a saúde e com uma vida baseada em bons hábitos de prevenção e manutenção de doenças físicas e emocionais.
No Brasil, o Dia do Homem foi criado em 1992 por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores.
Vale lembrar que o objetivo de cuidado com a saúde está também ligado à saúde emocional, isso em todas as idades. Porém, para os homens idosos o cuidado deve ser intensificado, inclusive com a manutenção de uma fida feliz e isso significa, cuidar especialmente da mente e das emoções. Um bom começo é nunca deixar de interagir com outras pessoas, mantendo círculo de amizades sempre em plena atenção, sejam velhos ou novos amigos, evitando a solidão.
A Solidão é um sentimento penoso e afeta mais de 30% dos homens ao redor do mundo
Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG, a solidão é o maior medo das pessoas quando são indagadas sobre o envelhecimento.
A solidão é um sentimento cruel que traz muita angústia, levando inclusive ao mal estar físico e mental. Pode ocorrer em duas circunstâncias: quando a pessoa está realmente sozinha e também quando, mesmo rodeada de pessoas, sente a solidão afetiva.
Em particular para os homens que hoje estão vivenciando o processo de envelhecimento, a solidão chega por meio das mudanças dessa fase da vida. A aposentadoria traz o descanso físico, porém leva à falta de perspectiva em uma vida onde havia o movimento da rotina corporativa, encontro com amigos ao sair do trabalho, planos e ações realizadas. O futebol com os amigos vai se espaçando, amigos e familiares próximos partem, filhos se tornam independentes e em muitos casos vão ficando viúvos. E para essa geração provedora, esse não é um status fácil de ser aceito.
Este sentimento ruim passa a se psicossomatizar através da depressão e até mesmo da agressividade, o que acaba afastando as poucas pessoas que restam ao redor e impedindo de conhecer outras, situação que pode levar até ao suicídio. Outro fator é sobre a construção das famílias monoparentais, o que favorece o número de homens idosos depressivos.
Como evitar ou melhorar a condição de um homem que sofre de solidão
Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, acolhemos homens e mulheres, cada um com suas dores e oportunidades e cuidamos para que todos se sintam protagonistas e ávidos por novos amigos, novas oportunidades, perspectivas e objetivos que os estimulem a viver o que a vida ainda pode sim, lhes proporcionar.