Familiares que convivem com um idoso com Alzheimer facilmente já passaram por situações nas quais o idoso não consegue dormir, transformando a noite o período mais difícil para quem cuida.
Segundo pesquisas, 30% da população que se encontra na fase intermediária do Alzheimer, isso por que a doença causa atrofia da parte do cérebro que controla a temperatura do corpo e a produção de melatonina, passa por essa dificuldade do sono e tende a desaparecer com a evolução da doença.
Uma maneira de ajudar, é ficar atento aos sinais e entender o que provoca ansiedade, praticando a escuta ativa sobre as frustrações do idoso e procurar tranquiliza-lo e até chamar a atenção para distrair a pessoa, quebrando o circuito do estresse do momento. Algumas providencias noturnas, como fechar as cortinas e acender as luzes, ouvir música e até fazer uma atividade em conjunto, algo que o idoso possa começar a associar a hora de dormir a um momento prazeroso e tranquilo.
O anoitecer passa a ser um momento de aflição para o familiar que cuida do idoso, é como quem já espera as crises constantes e naturalmente causa cansaço físico e mental. É mais do que necessário que esse cuidador tenha respaldo psicológico e também consiga dividir a responsabilidade com outro familiar, para que consiga oxigenar pensamentos, se distrair para continuar ajudando o idoso e manter sua própria saúde.
Como atenuar essa fase e prevenir as crises
Atividades físicas moderadas, recreativas, alimentação saudável e a exposição ao sol trazem benefícios para corpo e mente e também podem contribuir para um anoitecer mais tranquilo.
Evitar que o idoso troque a noite pelo dia, diminuindo os períodos de sono fora do horário normal, tornando o dia mais ativo para que não durma durante a tarde.
E por fim, um ambiente aconchegante com iluminação parcial, reduzem as possibilidades de confusão mental.
Porém, se mesmo com todos os cuidados, o idoso continuar acumulando noites sem dormir, procure ajuda médica.
A Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, está preparada para receber com competência técnica e muito amor, ao seu familiar que por ventura venha a sofrer com ausência de sono noturno. Estamos aqui para acolher e trazer a qualidade de vida que todos os idosos merecem.