Nessa semana é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, instituído em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a representação do diabetes na qualidade da saúde e na mortalidade das pessoas ao redor do mundo. Em 2021 celebrou-se um século da descoberta da insulina, responsável por salvar milhões de vidas pelo mundo afora, porém os desafios sobre diagnóstico e tratamento adequado ainda são grandes.
O que é?
“Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina (Tipo 1) e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos (Tipo 2). A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente”.
Anualmente são lançadas campanhas cujo foco principal é o alerta ao impacto da doença na sociedade para que os governos sejam estimulados à criação de políticas que favoreçam o diagnóstico precoce e forma de tratamento adequado aos portadores do diabetes, promovendo melhor qualidade de vida e maior longevidade aos portadores.
Tema campanha 2023
O tema mundial para a campanha de conscientização do Diabetes em 2023 é “Educar para proteger o futuro”
Uma em cada 10 pessoas no mundo vivem com a Diabetes, sendo a maioria dos casos do tipo 2, normalmente evitável por meio de hábitos saudáveis. O problema maior é que quase a metade não é sequer diagnosticada e só percebem com o avanço e suas consequências no organismo, portanto não iniciam o tratamento no início, como é recomendado para maior êxito.
Dependendo do tipo da doença, 1 ou 2, é prescrito um protocolo de tratamento, que pode ocorrer por meio de medicamento, aplicação de insulina e implementação de alimentação regrada.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD, existem mais de 13 milhões de pessoas convivendo com os diferentes tipos da doença no Brasil e a entidade vem se esforçando para propagar conhecimento sobre tratamento com base em evidências científicas.
Como prevenir a diabetes?
Alguns fatores são determinantes na prevenção e no tratamento do diabetes, como:
IMPORTANTE: Segundo pesquisas, 1 em cada 5 idosos são portadores do diabetes, o que poderia ser evitado por meio da mudança de hábitos alimentares e a adoção de um novo estilo de vida.
Controle e tratamento.
O tratamento deve ser inserido no cotidiano e encarado como de longo prazo, com o acompanhamento de profissionais que farão uma análise sobre a fase do diabetes no indivíduo, para orientá-lo sobre o autocuidado, reconhecimento e gerenciamento dos sintomas para interferência adequada, seja por meio da aplicação de insulina, alimentação ou medicação.
A prevenção ainda é a maior defesa contra o diabetes. Cuide-se!
Na Primaveras nosso cuidado é humanizado, dessa forma estamos plenamente atentos à prevenção e ao tratamento de forma individualizada.