A data, comemorada em 6 de abril, é um alerta ao combate aos maus hábitos de vida. Embora seja um assunto corriqueiro, a parcela da população que realmente se mobiliza em pró da saúde e qualidade de vida ainda é muito pequena. Os hábitos que prejudicam a saúde estão intrínsecos na vida de muitas pessoas e acabam oferendo riscos iminentes que refletem em dores, doenças crônicas e baixa autoestima.
Hábitos como o fumo, pouco ou nenhum exercício físico, alimentação errada contendo comida processada, alto teor de gordura e açúcar, assim como o consumo excessivo de bebida alcóolica podem prejudicar a saúde e comprometer na longevidade. Outro fator a ser mudado é a falta do hábito da realização exames médicos periódicos, que fazem toda diferença na prevenção das doenças, incluindo a visita ao oftalmologista.
A população mundial está envelhecendo rapidamente, é tempo de conscientização sobre novos hábitos que contribuirão para um envelhecimento ativo e saudável. Cabe a cada um de nós, cuidar para que nossos entes queridos e também sobre nós mesmos para que tenhamos mais atenção ao que nos deixa mais saudáveis e felizes. Hábitos simples, porém indispensáveis, fazem toda a diferença:
Hidrate-se: ambientes com ar condicionado ou muito quentes são mais secos e seu corpo precisa de água, monitore-se e reserve uma garrafinha na bolsa, coloque um copo d’agua por perto, fará milagres.
Alongue-se, nosso corpo não foi feito para ficar parado o tempo todo. Desperte seu corpo e mexa-se durante todo o dia.
Além desse movimento durante o dia, pratique exercícios físicos, que comprovadamente combatem obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes e outras doenças crônicas. Além é claro, de trazer maior disposição e autoestima.
Durma com qualidade, um ambiente aconchegante longe do celular, televisão ou computadores ligados, faz toda a diferença.
Cuide da sua alimentação, incluindo no cardápio alimentos naturais como frutas e vegetais frescos e coloridos. O consumo moderado de castanhas (2 a 5 unidades por dia) são também uma ótima pedida pois são fontes ricas de fibras, ferro e vitamina E.
Fuja dos processados, evite bebidas alcoólicas e refrigerantes que são repletas de substâncias que fazem mal ao organismo, livre-se do cigarro. Todos igualmente nocivos ao corpo.
Lembre-se de tirar alguns minutos do dia para o auto cuidado, faça coisas que faça acalmar o ritmo cardíaco, saindo do estado de alerta em que vivemos durante nossos dias de correria. Respire fundo, medite e entre e paz e em sintonia com você mesmo.
Por último e de extrema importância, sorria e pratique a felicidade. O bom humor e a companhia de amigos ajudam o corpo a liberar endorfina, o que contribui para uma melhor percepção sobre o ambiente e sobre a vida.
A expectativa de vida está numa crescente, assim também deve ser nossa busca pelo bem-estar.
Conte conosco para cultivar bons hábitos junto aos seus entes mais queridos. Na Residência Primaveras – casa de Repouso e Centro Dia é sempre tempo de promover a mobilização pela saúde e qualidade de vida!
Venha nos conhecer.
#casaderepousoecentrodia
#centrodiaparaidosos
#envelhecimentoativo