Com o passar dos anos, os idosos enfrentam mudanças na mente e no corpo que dão origem a algumas limitações físicas. Não é fácil adaptar-se ao novo modelo de vida, porém envelhecer não é sinônimo de privar-se da diversão. Para atenuar as consequências destas mudanças, dispomos de algumas práticas que deixam a vida dos nossos idosos muito mais agradável.
Neste cenário, a dança surge como um excelente estímulo físico e emocional, promovendo a socialização, algo fundamental para o aumento da autoestima.
Dança é vida e expressão, todos dançam, mesmo quem não sabe. Nascemos expressivos e a dança é onde manifestamos nossa maneira de ser. Para os idosos, a única diferença é que o fluxo é mais lento, de baixo impacto e não necessariamente com as pernas, mas também com os olhos e braços que através de pequenos movimentos promovem maior domínio do equilíbrio, estabilidade e segurança. Entre outros benefícios salientamos os seguintes:
- Melhora a qualidade do sono.
- Estimula a memória e a atenção.
- Exercita e fortalece vários grupos musculares.
- Desenvolve a coordenação motora, a flexibilidade e o ritmo.
- Previne doenças emocionais.
- Melhora capacidade respiratória e cardíaca.
- Promove a manutenção do peso.
- Pode adiar o surgimento do Alzheimer.
- Transporta as emoções e os sentimentos para a coreografia, melhorando a afetividade.
A dança no dia a dia dos idosos tem a capacidade de mudar até o brilho do olhar e de despertar a alma. O idoso dança o riso e a esperança, aos pares ou em grupos. É uma forma de cuidar da saúde de uma maneira divertida. Pois podem perceber os movimentos e transformá-los em atos.
Nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro dia, nos propomos à missão de cuidar dos nossos idosos com experiência e visão de aprimoramento nas técnicas, que promovem a melhoria da qualidade de vida e a felicidade de quem reside ou passa seus dias conosco. E tudo isso sempre colocando o carinho à frente de nossas ações.