É bem difícil trazer uma informação exata sobre o número de portadores da doença no Brasil, principalmente porque o diagnóstico é muitas vezes tardio, justamente por conta da falta de informação sobre a importância de um acompanhamento médico, com o cuidado de planejar uma rotina de exames para o idoso, o que muitas vezes ocasiona a busca tardia por um tratamento.
Embora não haja como ter o número exato, atualmente a Associação Brasileira de Alzheimer estima que aproximadamente hajam 1.2 milhão brasileiros acometidos por esse tipo de demência.
Por meio de uma rotina de exames, é possível se antecipar ao tratamento, minimizando sua progressão. Algumas etapas como avaliação da história clínica, exame físico, avaliação neuropsicológica e demais exames mais abrangentes são necessários para o veredito. Em contrapartida, quanto antes for diagnosticada, mais chances de monitorar e retardar a evolução da doença.
O diagnóstico precoce é fundamental para a escolha do melhor tratamento, manutenção e prorrogação da autonomia do idoso.
Além da rotina de prevenção por meio de exames, alguns fatores também são determinantes, como alimentação saudável e atividade física regular durante a vida.
Tratamento
Embora não haja cura para a doença de Alzheimer, existem métodos específicos para amenizar e retardar os sintomas, e, dependendo de cada caso, a associação de remédios por prescrição médica pode ser bem sucedida, associada a acompanhamento psicológico, práticas regulares de atividades físicas e neurocognitivas, fisioterapia e, não menos importante, o convívio social.
Nós da Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, cultivamos um jeito humanizado de acolher e tratar cada residente e hóspede e para nós cada idoso é único, com suas histórias e necessidades.
Está em nossa essência, fazer com que as pessoas que a nós são confiadas, sejam sempre felizes e tenham a melhor qualidade de vida possível.
Venha nos conhecer!