Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-06-2015
  • A Importância da Terapia Ocupacional para Idosos

    Saiba de maneira simples qual a importância da terapia ocupacional em relação a qualidade de vida dos idosos.

    A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que busca promover a qualidade de vida de pessoas que apresentam disfunções físicas e ou cognitivas que causam prejuízos na realização de suas atividades de vida diária.

    Na atuação Geronto-Geriátrica, a Terapia Ocupacional propõe intervenções preventivas às dificuldades comuns apresentadas com o avanço da idade, como perdas cognitivas, sensoriais, psicológicas e físicas, fazendo uso de atividades para alcançar os objetivos previamente avaliados e traçados em um plano terapêutico individual centrado nas necessidades de cada paciente.

    Desta forma, o terapeuta ocupacional proporciona ao idoso as condições ambientais necessárias para a realização de suas AVD’s (Atividades de Vida Diária) no intuito de resgatar a autonomia perdida, e oferecendo-lhe condições para uma vida digna e a mais independente possível.

    Dentre os instrumentos terapêuticos utilizados pelo profissional desta área, pode-se destacar:

    • Atividades Sensoriais (ateliê de culinária, horta terapêutica);
    • Atividades Cognitivas (ateliê de memória);
    • Atividades Expressivas (música, dança sênior  e representações teatrais);
    • Atividades Lúdicas (jogos e brincadeiras);
    • Atividades Artesanais (pintura em tela, oficina de biscuit, marcenaria, oficina de costura);
    • Auto cuidado,  sempre buscando o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, físicos, cinesiológicos, psicológicos e culturais.

    Na geriatria, o objetivo maior da terapia ocupacional é promover e manter a saúde do idoso, restaurando e reforçando seus aspectos cognitivos e suas capacidades funcionais, a fim de possibilitar lhe um grau máximo de autonomia dentro do ambiente em que o mesmo vive, além de ajudá-lo a manter a alegria, a disposição para a vida e o retorno ao convívio e à participação social.

    As principais patologias e disfunções atendidas pela Terapia Ocupacional junto ao idoso destacam-se:

    • Alzheimer
    • Parkison
    • Acidentes Vasculares Cerebrais
    • Sequelas decorrentes de doenças crônicas-e degenerativas.

    Junto ao idoso com Alzheimer, o terapeuta ocupacional age como facilitador, reconhecendo o idoso como um todo, promovendo a inclusão social e familiar, facilitando a comunicação e compreensão de seus sentimentos e proporcionando independência nas atividades.

    Importante salientar que ter uma rotina organizada, incluindo os horários das refeições e banho, deixa o idoso que sofre de demência mais calmo e tranquilo.

    Dentro das Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI), os terapeutas ocupacionais também atuam em situações de cuidados paliativos, quando da ocorrência de doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo os aspectos psicológicos e espirituais, com a atenção estendida aos familiares, visando o bem estar e a dignidade do idoso.

    Por Liliana Quirino, é Terapeuta Ocupacional, formada pela Faculdade de Medicina do ABC

    Fonte: Revista Ponto de Enkontro - Padaria Kennedy

    A importancia da terapeuta ocupacional


    Posts recentes