De acordo com a Association for Professional Music Therapists in great Britain:
“Musicoterapia é uma forma de tratamento em que uma relação mútua se estabelece entre paciente e terapeuta, possibilitando que ocorram mudanças na condição do paciente e que a terapia se desenvolva. O terapeuta trabalha com grande variedade de pacientes, tanto adultos quanto crianças, que podem apresentar problemas emocionais, físicos, mentais ou defasagens do desenvolvimento psicológico. Através da utilização criativa da música em um setting clínico, o terapeuta procura estabelecer uma interação, uma experiência musical compartilhada e atividades que atinjam os objetivos terapêuticos determinados pela patologia do paciente.” (Folder da Associação intitulado “ A Career in Music Therapy”).
(BRUSCIA, 2000).
A Musicoterapia é realizada por um profissional graduado ou com especialização na área.
Com os idosos ocorre através de atividades musicais, que promovem o resgate da memória autobiográfica, das lembranças e fatos vividos e compartilhados entre o grupo, sendo esses residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos ou que frequentam o Centro Dia, como no caso da Residência Primaveras que mantem a Musicoterapia em sua agenda 2 vezes por semana (grupo movimento, coral, grupo de musicoterapia e atendimentos individuais para os idosos em cuidados paliativos).
Nesse encontro os idosos expressam suas emoções através do tocar, do cantar, do resgate de momentos importantes que são elaborados e processados durante as sessões.
Acompanhe abaixo os benefícios da musicoterapia:
Primaveras busca o que há de melhor em terapias para seus idosos!!
Musicoterapeuta Ana Carolina Rodrigues de Camargo Domingos
APEMESP - 1-010366