Durante o mês de fevereiro, as cores Roxa e Laranja são aplicadas em diversas comunicações, levando ao conhecimento da população, a campanha “Fevereiro Roxo e Laranja” que tem como objetivo, sensibilizar a todos sobre quatro condições graves que afetam milhões de brasileiros: o lúpus, a fibromialgia, o alzheimer e a leucemia.
Essas doenças podem afetar em qualquer idade, no entanto, com maior incidência em idosos.
A cor roxa foi destinada a levar a conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer cuja características individuais são:
É uma doença autoimune, crônica, que provoca a produção excessiva de anticorpos que ao invés de defender, passa a atacar o organismo, causando inflamações nos pulmões, nos rins, pele e articulações e afeta maioritariamente as mulheres.
Enquanto a cor laranja é utilizada para alertar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
As ações exercem um caráter de incentivo o diagnóstico precoce, visto que, embora não haja total conhecimento sobre as causas dessas doenças, o diagnóstico precoce é o maior aliado do tratamento.
Além de conscientizar sobre a importância sobre exames regulares, dissemina informações sobre os tratamentos disponíveis e fortalece a rede de apoio para pacientes e cuidadores.
Outro fator fundamental é reduzir o estigma associado a essas doenças, promover a empatia e engajar a sociedade na luta por mais qualidade de vida para os afetados. A conscientização é fundamental para quebrar paradigmas, gerar empatia e garantir que ninguém enfrente essas situações sozinhos, criando condições para o acesso aos cuidados necessários.
Abrace essa causa.
A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea para o caso da Leucemia. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.