Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 25-02-2025
  • Fevereiro Roxo e Laranja. Mês de muita conscientização sobre doenças graves

    Durante o mês de fevereiro, as cores Roxa e Laranja são aplicadas em diversas comunicações, levando ao conhecimento da população, a campanha “Fevereiro Roxo e Laranja” que tem como objetivo, sensibilizar a todos sobre quatro condições graves que afetam milhões de brasileiros: o lúpus, a fibromialgia, o alzheimer e a leucemia.

    Essas doenças podem afetar em qualquer idade, no entanto, com maior incidência em idosos.

    A cor roxa foi destinada a levar a conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer cuja características individuais são:

     

    • Lúpus

    É uma doença autoimune, crônica, que provoca a produção excessiva de anticorpos que ao invés de defender, passa a atacar o organismo, causando inflamações nos pulmões, nos rins, pele e articulações e afeta maioritariamente as mulheres.

    • Fibromialgia
      Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões, a síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. O gatilho para a doença pode ocorrer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção, porém o motivo pelo qual se desenvolve ainda é desconhecido. Também surge com maior frequência no público feminino.
    • Alzheimer
      Alzheimer é uma doença neurodegenerativa causadora de deterioração cognitiva, que atinge com maior incidência pessoas acima de 65 anos. O sintoma primário é a perda de memória recente, porém é progressiva e outros sintomas mais graves como falhas na linguagem, irritabilidade, dificuldade para pegar e prolongar o sono, perda da orientação de espaço e tempo, causando perda da capacidade para tarefas simples do cotidiano, o que pode levar a depressão, apatia e total dependência. O que leva a necessidade de acompanhamento integral.

     

    Enquanto a cor laranja é utilizada para alertar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

    • Leucemia
      É uma doença que ataca os glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que a cada ano, a leucemia tem mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

    As ações exercem um caráter de incentivo o diagnóstico precoce, visto que, embora não haja total conhecimento sobre as causas dessas doenças, o diagnóstico precoce é o maior aliado do tratamento.

    Além de conscientizar sobre a importância sobre exames regulares, dissemina informações sobre os tratamentos disponíveis e fortalece a rede de apoio para pacientes e cuidadores.

    Outro fator fundamental é reduzir o estigma associado a essas doenças, promover a empatia e engajar a sociedade na luta por mais qualidade de vida para os afetados. A conscientização é fundamental para quebrar paradigmas, gerar empatia e garantir que ninguém enfrente essas situações sozinhos, criando condições para o acesso aos cuidados necessários.

    Abrace essa causa.

    A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea para o caso da Leucemia. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.


    Posts recentes