Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 11-02-2025
  • Chegando perto dos 60, não deixe de consultar um Geriatra

    O papel de um médico geriatra é acompanhar e cuidar do processo de envelhecimento de forma global, atuando na prevenção e no tratamento de doenças físicas, psíquicas e emocionais, decorrentes da longevidade e tem como objetivo proporcionar ao paciente uma melhor qualidade e mais tempo de vida.

    Segundo a (OMS), Organização Mundial da Saúde, a pessoa pode ser considerada idosa a partir dos 65 anos, mas em alguns países, assim como no Brasil, ao chegar aos 60 anos de idade, já é considerado um marco para início da terceira idade, portanto, é fundamental para a manutenção do bem-estar, que um geriatra se já consultado.

    Embora o envelhecimento não esteja ligado apenas ao fator cronológico e hereditariedade, mas sim a diversos fatores externos que influenciam neste processo, como estilo e trajetória de vida, é recomendado o acompanhamento geriátrico a partir dos 60 anos. No entanto, não há uma idade correta para se buscar um geriatra, o que pode ser feito por uma questão de prevenção ou necessidade, até mesmo antes de chegar aos 60, visto que nosso corpo chega ao ápice de suas funções aos 30 anos.

    São 3 as situações que podem levar à busca por um geriatra:

    • Como prevenção, com o objetivo de orientar-se sobre como envelhecer da forma mais saudável possível;
    • Para acompanhamento do processo natural de envelhecimento;
    • Quando já há a necessidade de cuidados e acompanhamento de doenças para reabilitação e manutenção, evitando novas sequelas.

    Há, em torno da ida à um geriatra, um certo preconceito para alguns, pois é um divisor de água na vida quando entre fase adulta e envelhecimento, quando na verdade o geriatra pode contribuir muito para a compreensão de como lidar com a nova fase. E você que está chegando aos 60, já tomou essa iniciativa?


    Posts recentes