Imagina a pessoa que perdeu a autonomia e a capacidade de se movimentar sozinha e troque de lugar com ela, tudo ficará mais claro sobre os sentimentos, físicos e emocionais, que essa falta de mobilidade natural, pode causar.
Em contrapartida, esse mal pode ser evitado!
A atenção e a assistência a um paciente acamado envolvem cuidados multidisciplinares, não só focado no tratamento, mas também, melhorar o bem-estar de uma forma geral.
Caso as medidas e cuidados não ocorram, o paciente passa a apresentar atrofia e lesão muscular, favorecendo o aparecimento de úlceras (ou escaras), que são lesões causadas por pressão e podem se tornar infecções muito graves, impactando na recuperação, física e emocional.
É nesse contexto que entram as medidas fundamentais para evitar os problemas citados acima. Recomenda-se que a mudança de decúbito aconteça a cada 2 horas. A simples prática da mudança de posição impacta na descompressão dos vasos melhorando a circulação sanguínea, o que contribui para preservação dos tecidos e evita as úlceras.
Essa prática é considerada de baixa complexidade e pode ser realizada pelo cuidador ou um técnico de enfermagem, considerando a orientação de um profissional de enfermagem.
Para melhor compreensão, abaixo algumas instruções sobre as diferenças entre posições de decúbito:
• Decúbito dorsal ou supino: é a mais comum das posições onde o paciente fica de barriga para cima, possibilitando maior conforto por manter costas e membros em repouso e a cabeça
• Decúbito ventral: barriga voltada para baixo, essa posição reduz as chances de baixa concentração de oxigênio no sangue, indicada para pacientes com síndrome respiratória aguda, ou que tenha passado por ventilação mecânica.
• Decúbito lateral (esquerdo ou direito): Paciente de lado com a perna que está do lado de cima levemente flexionada. Normalmente utilizada para realização de exames e para aumentar o conforto do paciente, aliviando a pressão nas costas.
Nosso principal objetivo aqui na Primaveras é promover o conforto e a qualidade de vida para nossos residentes e hóspedes e para isso, além de uma equipe altamente especializada, somos movidos pelo amor ao que fazemos. Cuidar é o que nos move.