Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, quase um terço da população diabética no Brasil está com 65 anos ou mais.
A diabete é na maioria das vezes, uma doença silenciosa e quando se apresentam os sintomas, o paciente já pode estar em estágio avançado. Por esse motivo, a prevenção e consultas regulares são fundamentais para o diagnóstico e início do tratamento.
O idoso que sofre de diabetes está sujeito às mesmas complicações de um paciente jovem, no entanto, requer cuidados especiais e redobrados para que o quadro não comprometa o funcionamento cardiovascular causando amputações e outros problemas como cegueira e insuficiência renal, problemas neurológicos e até a demência, já que o avançar da idade é um agravante.
O diabetes nos idosos, associado ao tipo 2 da doença, está relacionado à obesidade e ao sedentarismo, tendência da maioria das pessoas idosas. Ao se alimentarem de forma inadequada e não aderirem ao exercício no dia a dia, o físico passa a perder massa muscular levando a dificuldades de mobilidade.
O estilo e hábitos de vida são fundamentais para prevenir, combater e controlar a doença. A prática de atividades físicas e dieta adequadas devem fazer parte do cotidiano, bem como o monitoramento através de aparelhos e consultas médicas regulares, até para a certificação da necessidade ou não de tomar a insulina.
Os bons hábitos do idoso devem ser estimulados e cobrados para que se mantenha o mais tempo possível a qualidade de vida e a longevidade.
A equipe da Residência Primaveras - Casa de Repouso e Centro Dia, está preparada para acolher e cuidar do seu familiar para que se mantenha com qualidade de vida e bem estar, sempre.