Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 13-11-2024
  • No dia mundial da gentileza: por onde anda a gentileza para com as pessoas idosas?

    Laços sociais são criados e fortalecidos através do fazer o bem. Muda a vida das pessoas em todas as idades, desde as crianças com o repertório de valores e crenças em construção, chegando aos idosos que tanto merecem nossa sensibilidade em relação ao seu protagonismo na sociedade e atenção sobre suas histórias e cenários vividos. Certamente, pequenos gestos são capazes de promover grandes mudanças.

    Por séculos fomos treinados para a competitividade e para o destaque entre os demais, comportamento culturalmente associado à sobrevivência.

    Quando estamos empenhados para o bem comum, não torcemos para a escolha do outro ser um desastre, pois esse resultado negativo também nos afetará.

    Se há algo de bom nesse contexto, é que já vimos que essa disputa exacerbada não nos faz bem e que assim como fomos orientados para o individualismo dos tempos modernos, também podemos nos direcionar para o sentido oposto onde o mais importante é entender que o que fazemos para o outro, tem consequência em nós.

    Podemos ser agentes de mudança!

    Podemos começar a nos perceber em relação ao outro e transmitir esse novo comportamento para as crianças, o que podemos chamar de pensamento de inteligência sócio afetiva, pois está cientificamente comprovado que praticar a gentileza nos faz bem. Provavelmente, essas crianças, serão adultos com muito menos incidência de depressão, medo e ansiedade e com melhor compreensão e empatia pelas pessoas idosas.

    Na verdade, precisamos ser mais generosos com os outros e também quando olhamos pra nós mesmos, perdoando nossas falhas e gerando um sentimento positivo em relação ao que nos tornamos e o quanto nossas ações de empatia e compaixão pode transformar positivamente a vida das pessoas e a nossa.

    Empatia, Gentileza e Compaixão - o que são essas 3 ações mais importantes para esse novo comportamento?

    Empatia é quando nos permitimos sentir o momento de vulnerabilidade do outro, Gentileza é o simples fato de escutar ativamente e agir com carinho.

    Compaixão é ver a realidade do que está presenciando de forma que o leve de ato a fazer algo a respeito do que está presenciando. Exemplificando melhor, não basta ter pena, mas ser realmente solidário com a experiência do outro e fazer algo para amenizar, mesmo que seja doando seu tempo para uma conversa terapêutica que o faça desabafar e tirar o peso de si.

    Gentileza é a junção das duas.

    Quanta verdade na frase: Gentileza Gera Gentileza.

    Eu me vejo no outro e coisas boas se revertem pra mim, por consequência influenciam na mudança do olhar sobre a vida, reverberando no bem estar coletivo.

    Vale a reflexão e a adoção de novas atitudes com todos que nos cercam, e até com aqueles que cruzam o nosso caminho por apenas um segundo.

    Que tal abrir os olhos para perceber de que forma uma atitude gentil pode mudar o dia de alguém, em especial a de um idoso, seja seu familiar, um vizinho ou a avó do seu amigo?

    Elogie, sorria, convide para um café, ajude a carregar uma sacola, tira um tempinho para uma prosa ou simplesmente cumprimente com um sorriso.

    De repente, o que começou como uma atitude no Dia Mundial da Gentileza, pode se tornar uma habito de todos os dias.

     

    Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, especializados no

    cuidar de um jeito humanizado, sempre inspirado na gentileza.


    Posts recentes