Um dos primeiros sinais do Alzheimer está diretamente ligado à perda de memória recente e de forma progressiva, pois a doença afeta partes importantes do cérebro.
O idoso pode acabar de dizer algo e simplesmente fazer a mesma pergunta em segundos sem perceber que o fez, ter dificuldades para lembrar nomes, datas, palavras certas para determinadas ocasiões, esquecer onde acabou de colocar um objeto, esquecer um fato que acabou de acontecer, por exemplo.
Ao perceber os primeiros sinais, é fundamental que os familiares levem o idoso até um médico para que sejam realizados exames físicos e psicológicos e obter um diagnóstico o mais rápido possível, pois, quanto antes se dá o início do tratamento, maior a oportunidade de postergar sua evolução.
Embora a doença de Alzheimer ainda não ter cura, existem algumas formas de ajudar o idoso a enfrentar seu novo momento:
A atividade social também é uma forte aliada na manutenção da qualidade de vida dos idosos acometidos pelo Alzheimer, e importante que o idoso não se isole, com isso estará exercitando o afeto, a memória entre os casos compartilhados e a capacidade de conviver de forma amigável.
É muito importante que esse idoso seja cuidado por pessoas especializadas no contexto de um portador de Alzheimer , e é nesse caso que os familiares podem contar com nosso cuidar humanizado e nossa equipe altamente preparada para receber seu familiar.
Primaveras: 10 anos aprimorando a arte do cuidar.