O mês de setembro, além de remeter à chegada da Primavera, nos dá a oportunidade de refletir sobre alguns temas que precisam sair do lugar de tabus, e serem inseridos como assuntos naturais do nosso dia-a-dia: saúde mental e prevenção do suicídio.
Só dessa forma será possível conscientizar as pessoas sobre a importância de abordar, praticar a empatia e desmistificar, com o objetivo de ajudar o próximo.
Os cuidados com a saúde mental precisam fazer parte das nossas conversas, assim como falamos quando estamos com pé quebrado ou uma gripe, por exemplo.
A diferença é que a dor emocional não se vê e muitas vezes também não se percebe até que tenhamos a generosidade de escutar ativamente as pessoas ao redor.
Nem sempre quem está com a mente “cinza” demonstra suas dores, por esse motivo é importante conversar e colocar os olhos e ouvidos do coração para jogo. É muito importante que quando fizermos a pergunta: “está tudo bem com você’, estejamos realmente interessados na resposta.
Muitas vezes, por trás de um sorriso, está presente um olhar sem brilho para a vida. Embora possa acontecer em todas as fases da vida, a terceira idade é um momento muito vulnerável e torna as pessoas mais suscetíveis à depressão que pode levar ao suicídio.
O processo de envelhecimento se desdobra em mudanças muito representativas
Qualquer mudança de comportamento, leve que seja, procure ajuda médica e psicológica para o seu ente querido.
É fundamental que estejamos sempre alertas ao comportamento do nosso familiar idoso e principalmente, faça-o se divertir, converse, provoque risadas e memórias do passado, mas construa novas memórias, enquanto há vida, há objetivos e temos que internalizar isso em nós mesmos para transmitir a quem precisa.
Para você que está chegando na terceira idade, cultive amizades, pratique exercícios regularmente, cuide da alimentação e não se esqueça, a saúde mental é tão importante quanto a física. Procure ajuda, converse, compartilhe seus sentimentos.
Na Primaveras, estamos sempre empenhados em cultivar a saúde física e mental dos nossos idosos e unimos os cuidados com equipe de neuropsicólogos especializados em gerontologia à prática de oficinas e projetos constantes para trazer alegria aos nossos residentes e hóspedes, seja dentro da nossa casa ou por aí, onde houver, arte, cultura, gastronomia e alegria.