Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 06-09-2024
  • Vila das atividades instrumentais – Primaveras

    Primeiramente vamos falar um pouquinho sobre as atividades instrumentais da vida diária, (AIVC). São aquelas mais complexas que incluem por exemplo o preparo de refeições, o uso do telefone e até mesmo de um smartfhone, gerenciamento da própria medicação, a ida a um supermercado ou banco, saber lidar com dinheiro, fazer compras, pagar contas, escolher um eletro doméstico, enfim, tarefas que são aprendidas normalmente na adolescência e que promovem autonomia ao longo da vida.

    A Vila das Atividades Instrumentais, é um evento idealizado e realizado na Primaveras, que demanda muito planejamento e entendimento das necessidades de cada idoso que conosco convive.

    Além de promover o exercício cognitivo de um jeito bastante dinâmico e divertido, traz à tona as memórias de uma vida inteira, aquelas capazes de transportar as pessoas para lugares, sensações, lembranças efetivas e serve até como um impulsionamento do cérebro, quando o idoso se depara com as situações vividas e as marcas que fizeram parte das suas histórias.

    No momento em que iniciamos o planejamento, já envolvemos os idosos, eles escolhem as marcas para cada atividade a ser avaliada pelos profissionais da casa. Nesse ano, o banco eleito foi o Itaú, a loja de departamentos foi a Casas Bahia e a farmácia foi a do Vagner, pois eram as farmácias de bairro que os atendia e até os chamava pelo nome por conta da proximidade com os moradores dos bairros. E o mercado, foi o Peralta.

    Muita gente não faz ideia dessas marcas e quem trabalha no evento, também aprende muito.
    É montado um circuito, com a ambientação adequada para cada nicho e sempre termina na barraca de pastel, que remete às lembranças de aroma e sabor. Nesse ano a barraca levou o nome da Kioko, nossa oriental amada que permaneceu ao lado dos pastéis durante todo o evento.

    Na barraca do Banco Itaú, os idosos foram estimulados a pagar conta de luz, de água e do condomínio, preencheram cheques e também pagaram com dinheiro em espécie Primaveras. Tivemos um fato onde um dos idosos disse que não ia pagar, porque a conta era do inquilino. Isso porque veio à memória os momentos onde ele administrava seus imóveis alugados.

    Na barraca das Casas Bahia, puderam escolher eletrodomésticos e entender quanto custa cada objeto e para que serve.

    Ao chegarem na farmácia, foram estimulados a medir sua própria pressão e a tomar corretamente seus remédios.

    No mercado Peralta, contaram com a variedade de alimentos e produtos para abastecer o armário do dia a dia e fizeram o exercício de pagar suas mercadorias.

    No final do circuito, compraram seus pastéis, que cuidadosamente foram preparados nos sabores: queijo, carne, pizza e os doces recheados com chocolate e banana.

    Tudo ocorreu da melhor forma, com o clima agradável do jardim e céu azul. Nosso objetivo foi promover o exercício da autonomia sobre as atividades diárias e também despertar as memórias afetivas mais ligadas às atividades de toda uma vida.

    A Vila Das Atividades diárias de 2024, foi um sucesso.

    O nosso agradecimento aos estudantes da residência de equipe interdisciplinar da Faculdade de Medicina do ABC na pessoa da nossa querida professora @paulacaetano08 que participaram do evento com toda a equipe da Primaveras.

    Vem conhecer nosso trabalho de perto, temos certeza que você vai gostar.


    Posts recentes