Você sabia que as principais causas de morte entre adultos e idosos em todo o mundo está relacionada à problemas cardíacos?
Embora a expectativa de vida esteja avançando exponencialmente, ainda precisamos nos preocupar e muito com a saúde cardíaca, especialmente nos idosos, afinal, viver mais é bom, mas viver com qualidade é maravilhoso.
Existe um ramo da medicina denominado CardioGeriatria que trata das doenças cardiovasculares (coração e vasos) direcionada às peculiaridades físicas e mentais do idoso, que exige muita dedicação e especial atenção no olhar holístico sobre cada pessoa idosa a ser tratada. O objetivo dessa especialidade é não só prolongar a vida mas também preservar a qualidade e a autonomia dos pacientes.
No caso da terceira idade é importante a visita a um CadioGeriatra pois a concepção da doença apresenta sinais diferentes das demais faixas etárias e esse profissional está habilitado a identificar e tratar enfermidades específicas desta fase da vida.
As doenças crônicas, assim como o histórico familiar, sedentarismo e o tabagismo, são os principais fatores que contribuem para um problema cardíaco entre elas, as principais são: Diabetes, hipertensão e obesidade.
No que se refere às cardiopatias, entre as tratadas por esse profissional, estão:Insuficiência Cardíaca, Infarto, Arritmia, entre outras.
As cardiopatias podem surgir em jovens, no entanto, após os 45 anos, a rotina anual de um check-up contribui para a prevenção de doenças cardíacas e após os 60 torna-se imprescindível.
O processo de envelhecimento leva a uma redução natural do fluxo sanguíneo, portanto, o risco de um problema súbito no coração aumenta.
A dificuldade em realizar movimentos e exercícios físicos leva os músculos à atrofia e passam a não desempenhar o papel de empurrar o sangue pelas veias até o coração.
Certamente, procurar um CardioGeriatra é fundamental.
Porém, simultaneamente à visita ao médico, nunca deixe de praticar uma vida saudável, com a prática regular de exercícios, alimentação natural (diga não a ultraprocessados), abandone o fumo e o álcool em excesso e faça o possível para manter uma vida tranquila.