A fragilidade na velhice se define como uma síndrome clínica, decorrente de múltiplos fatores que levam à diminuição das reservas de energia causando impactos no sistema fisiológico e físico, que acarreta maior vulnerabilidade no idoso. Quanto mais frágil, menor a qualidade de vida!
A síndrome é caracterizada quando se apresentar 3 ou mais condições, entre elas: perda de peso espontânea, cansaço excessivo, fraqueza muscular e dificuldade para caminhar, as quais, ao serem detectadas, devem ser reconhecidas como um sinal de alerta.
A fraqueza muscular acarreta consequências como a falta de força nos braços, mãos e pernas, que pode afastar o idoso das atividades de vida diária, e o pior, colocar o idoso sob sérios riscos de quedas, incapacidade, hospitalização e até mesmo a morte precoce.
O que causa a fragilidade na velhice.
Alguns pontos precisam ser observados: osteoporose, magreza excessiva, doenças cardíacas e cardiovasculares, diabetes e AVC.
Percebe-se também que o estilo de vida influencia significativamente, visto que o idoso que foi sedentário durante toda a vida ou que sofre de depressão tem maior probabilidade de desenvolver a síndrome.
A prevenção, mais uma vez, tem como base uma vida saudável por meio de uma alimentação livre de ultra processados, prática regular de exercícios físicos, atividades de socialização, ou seja, tudo o que oferece maior qualidade de vida e bem-estar.
Na Primaveras, estamos preparados para oferecer a atenção e cuidados humanizados que seu familiar merece. Venha nos conhecer.