Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 24-07-2024
  • O envelhecimento e o isolamento social

    Embora caiba a escolha de cada um sobre estar rodeado de pessoas ou não, estar sozinho o tempo todo pode acarretar problemas como depressão e ansiedade, o que se agrava significativamente quando se trata de idosos.

    Segundo pesquisas da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, boa parte dos idosos brasileiros está solitária e sente-se sozinha.

    Muitos fatores influenciam nesse sentimento de solidão, entre eles, a aposentadoria, perdas de amigos, mudanças do cenário familiar e até mesmo o sofrimento com o etarismo.

    Existe uma condição apontada na pesquisa que diz que o sentimento de solidão leva à depressão e também o inverso, a depressão causa o isolamento.

    Não quer dizer que o idoso é mais vulnerável à depressão, no entanto, as mudanças de humor e o declínio fisiológico, contribuem.

    Solidão e o risco de demência.

    A solidão também pode aumentar o risco de demência, pois pode causar a diminuição no volume total do cérebro afetando área importantes do órgão.

    Caminhos para combater o isolamento social do idoso.

    Diante desse contexto, é fundamental que o idoso se abra para novas vivências, busque grupos de atividades físicas, centros de convivência, boa alimentação inclusive na companhia de amigos antigos ou novos. A companhia de um animal de estimação também pode transformar o cenário de solidão, visto que além de estimular o idoso a ver a rua, ainda será um ótimo instrumento para novas amizades entre um passeio e outro.

    Aqui na Primaveras temos a modalidade Centro Dia, onde seu familiar passará horas de muita interatividade e alegria, contemplando alimentação, oficinas cognitivas, atividades físicas, resenhas entre novos amigos. Certamente chegará em casa no final da tarde com muitas histórias para contar.

    Aqui, cada idoso é único e nosso jeito de cuidar é humanizado.

    Venha nos conhecer.


    Posts recentes