Noctúria, se caracteriza pela necessidade de esvaziar a bexiga vária vezes numa só noite, interrompendo o sono e muitas vezes, atrapalhando dormir as seguidas horas necessárias.
Essa vontade recorrente de urinar durante a noite pode aparecer em qualquer fase da vida, no entanto, com maior frequência após os 60 anos, o que pode ser desafiador para o idoso, que precisa do sono reparador, um dos fatores fundamentais para uma boa qualidade de vida.
Essa interrupção do sono e a dificuldade para dormir logo em seguida pode acarretar cansaço extremo e sonolência, que leva à falta de concentração, baixa no rendimento físico e mental e por consequência, o desiquilíbrio emocional como a depressão, baixa autoestima, mal humor.
Tudo isso expõe o idoso à riscos de queda e o torna suscetível à doenças, visto que meche com o metabolismo.
Quais as principais causas da noctúria em idosos?
• Problemas renais que podem influenciar na produção de urina
• Distúrbios do sono como a apnéia e insônia que podem deixar o idoso em estado de alerta, afetando o ciclo do sono, levando ao funcionamento da bexiga
• Doenças do trato urinário como cistite, prostatite e infecções urinárias.
• Aumento da produção noturna de urina durante o dia, afetando a capacidade de produção de urina durante a noite
• Ingestão de muito líquido perto da hora de dormir.
O importante é que ao notar mudança de comportamento do idoso nesse sentido, se providencie uma consulta médica para investigação aprofundada, pois, embora a razão possa estar ligada ao processo de envelhecimento, pode haver outros fatores, conforme vimos acima.
Um médico geriatra pode fazer toda a análise e recomendar um especialista que será o responsável por definir um tratamento.
O idoso requer atenção em suas mudanças, seja por seus familiares ou cuidadores. Por aqui, estamos sempre de olhos atentos, nossa equipe conhece cada indivíduo que aqui convive.