Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 15-06-2024
  • Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

    Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Junho Violeta.

    No Brasil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, instituiu para 2024 a campanha “Respeito não tem prazo de validade” em decorrência das mais de 74 mil denúncias de violência contra o idoso em nosso país, somente no primeiro semestre.

    O objetivo desta campanha, é criar durante o mês de junho, mobilizações em todo o país, é promovendo a sensibilização das pessoas diante deste cenário e com o apoio da sociedade, prevenir e coibir atitudes violentas e amenizar o sofrimento da pessoa idosa, que muitas vezes ficam à mercê do estresse de quem deveria lhes proporcionar o bem-estar e não a violência.

    Esta campanha deverá ser permanente por meio do Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa. Haverá um trabalho de multiplicação desta ação nos municípios para a formação e capacitação de Conselhos Municipais de Direito da Pessoa Idosa que visa, aos poucos, construir e fortalecer uma política de proteção ao idoso e incentivar as pessoas à denúncia de violência, por meio da plataforma do Disque 100, os crimes serão apurados e deverão ser tipificados.

    O Junho Violeta promove os movimentos em âmbito acional, porém, se não fizermos a nossa parte em denunciar e botar a boca no trombone quando desconfiarmos de ação violenta, seja física ou moral, não haverá mudanças.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, condenamos toda e qualquer atitude violenta contra o idoso!

    Ao contrário, trazemos em nosso DNA a essência do cuidar, acolher e entre tantas coisas, o ESCUTAR os anseios de cada um dos nossos residentes e hóspedes. Em nossa casa, toda a equipe é especializada nos cuidados com a pessoa idosa e é imprescindível que traga o bem querer na sua trajetória profissional.

    Pratique o amor e o dedique àqueles que tanto se doaram a você!

    E caso presencie ou mesmo desconfie de que alguém não está tratando um idoso com respeito, denuncie pelos seguintes canais:

    Disque 100 (principal canal de comunicação).


    Posts recentes