Mês frio? Sim, mas só na temperatura externa...”bora” resgatar lembranças e produzir novas vivências.
Embora o mês de junho anuncie os dias mais frios do ano, traz também o calor humano das festas juninas que aquece a fogueira dos nossos corações.
As festas juninas representam muito para os idosos, trazem lembranças dos momentos festivos e as sensações que trazem enraizadas em suas histórias. Tudo o que envolve essa festa, tantas tradições e aspectos culturais, tão fortes em todo o Brasil, são capazes de mexer com o imaginário e fazer brotar felicidade que tanto contribui para a função cognitiva.
Entre nossos queridos idosos, já tivemos a oportunidade de perguntar a eles o que desperta em cada um a proximidade de uma festa junina e a resposta foi unânime: para tirar coisas negativas da cabeça, para recordação, lembrar a infância e ficar cansados de tanto se divertir.
Bora lá brincar, caracterizar de caipira e preparar um mês de diversão para uma das mais tradicionais festividades brasileiras, impulsionadoras da rica cultura em diferentes regiões e formas de manifestá-la em nosso país.
Espaçadas no mês de junho, temos muitos motivos para festejar os 3 santos mais populares desse festejo: Santo Antônio, São Pedro e São João, as festas juninas reúnem o que há de melhor na tradição da comida, da música e da animação e além de todas as gostosuras contribuem para a estimulação da memória afetiva, principalmente dos idosos que revivem momentos e lembranças tão marcantes em suas vidas.
A música, a dança, o som da diversão e o cheiro das comidas típicas, promovem o aconchego e as lembranças de outrora.
Quem de nós ao fechar os olhos e deixar a mente fluir não se lembra das sensações e dos itens quase obrigatórios dessas festas tão divertidas. O que vem primeiro à sua mente e o que não pode faltar?
Será que as brincadeiras como Pescaria, fogueiras, quadrilha e o apaixonado correio elegante e as melindrosas barracas do beijo?
Entre as comidas e bebidas que dão água na boca como milho cozido, pipoca, cuscuz, maçã do amor, canjica, arroz doce, pamonha, pé de moleque...hummm.
Ahhh mas também não pode “farta” o quentão e o vinho quente, afinal, é preciso esquentar o corpo né, minha gente.
Como aqui nunca perdemos uma oportunidade para festejar a vida, já estamos todos empolgados para a produção do Arraiá Primaveras 2024, que acontecerá com as bênçãos de Santo Antônio, São Pedro e São João, no dia 29 de junho.
Bem-vindo junho, vamos lá tirar muito proveito dos arraiás e das quermesses que estarão por todos os cantos.
Protege seu familiar do frio e leva ele pra se divertir, sô!