Atendimento: 11 4930 3286 | 4210 4606  WhatsApp: +55 11 94743-2407
  • 30-04-2024
  • Polifarmácia – um perigo para os idosos

    Você sabe o que é Polifarmácia?

    É uma definição adotado pela OMS – Organização Mundial da Saúde para uma prática onde uma única pessoa toma, simultaneamente, 4 ou mais medicamentos de forma rotineira, sejam eles prescritos por médicos ou não.

    Essa prática está em muitas casas por aí, em qualquer idade, entre homens e mulheres e pode ser perigoso em qualquer fase da vida. No entanto, sabemos que após os 60 anos, os cuidados com a saúde devem ser itensificados.

    Cuidados estão ligados inclusive ao estilo de vida e bons hábitos.

    É comum no processo de envelhecimento que tenhamos o aparecimento de doenças crônicas e Infelizmente a prática de múltipla medicação tem aumentado significativamente , oferecendo sérios riscos, principalmente para os idosos.

    Embora muitas vezes tenha prescrição e seja clinicamente indicada com resultado efetivo, principalmente quando há múltiplas doenças crônicas, a polifarmácia aumenta o risco de efeitos colaterais em cascata, como reações adversas às próprias drogas ou da multiplicidade de interação entre elas, além de efeitos que alteram aspectos fisiológicos do paciente.

    No caso dos idosos, o ideal é que ao invés da busca por várias especialidades, haja a concentração da consulta em um médico geriatra, que tem a função de avaliar quais medicamentos são realmente necessários, evitando o malefício da polifarmácia e a neutralização de um remédio sobreposto a outro.

    Quanto mais o médico acompanha o histórico de um idoso, mais ele conhece a evolução e efeitos colaterais do tratamento, controlando também a dosagem e o caminho  ser adotado no que se refere à susbtâncias medicamentosas.

    Outro ponto é sobre a organização da medicação, onde serão armazenados e como e por quem serão administrados. Idosos sozinhos podem cair no esquecimento ou mesmo tomar posologia errada, por esse motivo é importante o acompanhamento de um familiar ou quando o idoso perdeu a capacidade de entedimento, uma profunda atenção sobre onde guardar e quando tomar a medicação.

    Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, estamos sempre atentos às prescrições e direcionamento  da nossa geriatra e nos empenhamos para ver nossos idosos sempre cercados de cuidados e de carinho que os levam à qualidade de vida e longe dos perigos da automedicação e da polifarmácia.

    Quer conhecer nosso trabalho, siga-nos por aqui e venha nos conhecer.


    Posts recentes