A população mundial vem envelhecendo de forma exponencial e no Brasil não é diferente. Segundo pesquisas, chegou a quase dobrar nos últimos 100 anos com perspectivas de triplicar até o ano de 2100.
É bastante comum hoje em dia conhecermos pessoas que têm entre seus familiares alguém próximo de ser centenário, sendo assim, a longevidade passou a fazer parte do contexto socioeconômico e pede a cada um de nós uma melhor compreensão deste universo, ao qual inclusive só se chega que tem a dádiva de viver mais.
No Brasil ainda existem muitos preconceitos em relação ao envelhecimento e ao modo como devemos agir quando um familiar já não pode mais ficar sozinho e, aos poucos, vamos quebrando um paradigma em relação às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou simplesmente denominadas Casas de Repouso.
Além de reconhecer o momento de procurar uma ILPI para o seu familiar, quando ele ou ela começa a perder autonomia e colocar em risco sua condição física, mental ou emocional e passa a requerer cuidado permanente, tem também a questão da avaliação sobre onde vai confiar a felicidade e os cuidados do seu bem precioso, seu familiar idoso.
Uma casa de repouso exemplar conta com equipe multidisciplinar incluindo uma boa equipe de cozinha e limpeza, psicólogo, geriatra, nutricionista, educador físico, terapeutas especializados e um ambiente completamente preparado para a segurança e conforto de seus residentes e hóspedes. Deverá contar também com tudo o que é demandado legalmente, esteja dentro das normas específicas, isso é muito importante para a segurança do seu familiar.
Outro fator e não menos importante é no que se refere à manutenção dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, que são a base para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas idosas. E claro, o jeito humanizado com que a equipe trata do idoso institucionalizado.
A melhor forma para identificar o lugar ideal, é viver um pouquinho da realidade da IPLI onde queira contratar as modalidades, seja o centro dia ou residencial. Observar o cotidiano, conversar com os responsáveis e familiares dos idosos já moram ou convivem no local e o mais importante, ver o aspecto dos idosos, se estão bem cuidados e felizes.
Aqui na Residência Primaveras – Casa de Repouso e Centro Dia, além de contar com uma equipe multi e interdisciplinar coordenados por uma diretoria especializada em gerontologia, oferecemos o mais importante, um tratamento humanizado e um acolhimento baseado no amor e no carinho em tudo o que fazemos por nossos queridos idosos.
Venha conhecer nosso espaço e compartilhar um pouquinho da felicidade que paira por aqui!