Verão + cuidados específicos = felicidade!
As altas temperaturas já estão chegando e com isso os cuidados com a saúde da pele e hidratação corporal dos idosos devem ser intensificados.
Fatores naturais do envelhecimento, como perda de massa muscular e a fina espessura da pele, podem comprometer a regulação da temperatura do corpo, exigindo cuidados específicos.
Atenção redobrada para que os idosos não sofram consequências danosas com o calor, visto que estão mais propensos à desidratação.
Algumas dicas ajudam muito na manutenção da saúde dos idosos no verão:
Hidratação corporal
O processo da senilidade passa pela perda de água no organismo e, mesmo estando desidratado, o idoso não sente tanta sede, devido a diminuição da sensibilidade dos receptores responsáveis pela necessidade de beber água. Por este motivo, a ingestão de líquidos precisa ser inserida na rotina. Ofereça água, sucos e frutas frescas, para reposição e controle da temperatura e, mesmo que esteja em passeio, é importante ter sempre à mão uma garrafinha com água.
Hidratação da pele e proteção solar
Para refrescar e manter a temperatura equilibrada, aconselhamos que os banhos sejam em temperatura morna e, para manter a pele com a camada necessária de gordura que garante a humidade, é importante a aplicação de hidratantes corporais que não agridam a pele sensível dos idosos. No mercado já existem produtos específicos e livres de substâncias nocivas.
Pela manhã é imprescindível a aplicação de proteção solar nas regiões desprotegidas pela roupa, lembrando que dependendo da exposição ao sol, a aplicação deverá ser repetida durante o dia.
Cuidados com a temperatura do ambiente e exposição ao sol
A variação drástica de temperatura não faz bem em nenhuma fase da vida, muito menos na terceira idade quando estão mais propensos a doenças respiratórias, portanto o idoso não deve ser exposto ao sol forte e ao ar condicionado muito frio.
Boa noite de sono, atividade física e roupas leves
Uma boa noite de sono, recompõe qualquer organismo e fortalece a imunidade. A prática de atividade física, ao ar livre em horários de temperaturas amenas, ajuda na manutenção do bem estar físico e mental durante todo o verão.
Vestir roupas leves e com tecidos não sintéticos, ajudam a manter a “respiração” da pele.
Alimentação saudável
O verão é a estação mais colorida do ano e podemos levar as cores para nossos pratos, oferecendo alimentos “in natura” como verduras, legumes e frutas, em acompanhamento a carnes não gordurosas, o que facilita a digestão.
Por aqui, contamos com uma equipe atenta a todos os detalhes mencionados e que proporcionam aos nossos residentes e hóspedes maior qualidade de vida e bem-estar.
Por adorarmos o verão, suas cores e sua alegria, estamos sempre estimulando nossos residentes e hóspedes a participarem de uma bagunça saudável, seja um banho de piscina (improvisado) ou de mangueira para refrescar os pés, manhãs e tardes com muito suco e chás frescos no jardim, o que reflete nos sorrisos, pois aqui ninguém fica encostado, o que importa é ser feliz!