Quando se trata de saúde, sem perceber, cada um de nós busca um atendimento humanizado, aquele lugar que nos recebe de uma maneira acolhedora e nos faz sentir únicos e não apenas um número.
Nas ILPIs, esse conceito vai muito além de um tratamento gentil. Ele reverbera por todas as áreas da instituição, considerando a integralidade dos cuidados, unindo a qualidade técnica e o desenvolvimento de um relacionamento, entre a equipe em relação ao idoso e aos seus familiares.
Afinal, o que é o cuidado humanizado?
Humanizar é também a condição de ser afável, acolhedor e compreensivo com o momento do indivíduo que está em condição vulnerável, ou seja, é tratar o idoso com suas particularidades, não simplesmente um protocolo a ser aplicado. É ouvir e compreender o que o aflige, considerando sua história de vida, sua relação com os familiares e com o mundo. Afinal, todo ser tem sua trajetória e complexidade, não é mesmo? Sim, cada idoso é ÚNICO com suas dores físicas e psicológicas!! E para maior efetividade, cada tratamento deve ser planejado e conduzido especialmente para cada um desses idosos.
Cuidado humanizado em uma ILPI não se faz sozinho.
Em uma ILPI são necessárias diversas modalidades de profissionais, desde o administrativo que conduz a recepção dos familiares, equipe e visitantes, a equipe que cuida da nutrição, enfermagem, gerontologia, médico geriatra, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeuta, cuidadores. Imaginem que toda essa engrenagem tenha em comum o conhecimento sobre cada particularidade do idoso e cada profissional conduza seu trabalho de forma coerente com os demais da equipe.
Para tanto, desde a chegada do idoso a ILPI, é necessário que paciente e familiares sejam ouvidos com muita calma e compreensão, sobre como gosta de ser chamado, gostos, hábitos, prontuário médico, gerando proximidade e confiança na relação entre idoso, profissional e familiar, facilitando o diagnóstico e o tratamento. Quanto mais transparente sobre os processos a equipe agir, mais credibilidade conquistará, considerando que o idoso institucionalizado na maioria das vezes tem fragilidades e alguma dependência.
Impactos da humanização dos cuidados em uma ILPI.
Os impactos positivos reverberam entre residentes, hóspedes e também na equipe multiprofissional, pois o bom trabalho de um profissional, influencia no trabalho do outro e, por consequência, na qualidade dos resultados.
Na Primaveras, sentimos que todos os envolvidos ganham. A satisfação de poder evoluir a cada dia com nosso jeito humanizado de cuidar e acolher nos torna cada vez mais envolvidos no nosso propósito. Cuidado e amor.
Olhamos com gentileza para nossa equipe, que tanto batalha conosco para essa evolução.